início blog minhas compras contato

Primeiro Capítulo: O Homem Mais Rico da Babilônia

Primeiro Capítulo: O Homem Mais Rico da Babilônia

O Homem que Desejava Ouro

O Homem Mais Rico da Babilônia Texto Integral
113 páginas

ISBN:


Preço: R$ 9,90

Bansir, o construtor de carruagens de guerra da Babilônia, estava completamente desanimado. Sentado no muro baixo que cercava sua propriedade, ele olhava tristemente para sua casa simples e para a oficina aberta em que se encontrava uma carruagem parcialmente construída.

Sua esposa frequentemente aparecia na porta aberta. Seus olhares furtivos em sua direção lembravam-lhe que o saco de alimentos estava quase vazio e que ele deveria estar trabalhando para terminar a carruagem, martelando e cortando, polindo e pintando, esticando firmemente o couro sobre as rodas, preparando-a para a entrega, para que pudesse receber do seu rico cliente.

No entanto, seu corpo gordo e muscular sentou-se estupidamente em cima da mureta. Sua mente lenta lutava pacientemente com um problema para o qual ele não conseguia encontrar resposta. O sol quente e tropical, tão típico deste vale do Eufrates, batia impiedosamente sobre ele. Gotas de suor formavam-se em sua testa e escorriam despercebidas até perderem-se na selva peluda de seu peito.

Além de sua casa, erguia-se a alta parede em terraços que cercava o palácio do rei. Próximo, cortando os céus azuis, estava a torre pintada do Templo de Bel. Na sombra de tal grandiosidade, ficava sua casa simples e muitas outras muito menos arrumadas e bem cuidadas. Babilônia era assim — uma mistura de grandiosidade e miséria, de riqueza deslumbrante e pobreza extrema, amontoadas sem plano ou sistema dentro das paredes protetoras da cidade.

Atrás dele, se ele tivesse se importado em se virar e olhar, as carruagens barulhentas dos ricos se espremiam e empurravam os comerciantes de sandálias, assim como os mendigos descalços. Até mesmo os ricos eram obrigados a se afastar para as sarjetas para dar passagem às longas filas de carregadores-escravos de água, a serviço do "Rei", cada um carregando um pesado odre de pele de cabra para ser derramado nos jardins suspensos.

Bansir estava tão envolvido em seu próprio problema que não ouviu nem prestou atenção no burburinho confuso da cidade movimentada. Foi o inesperado som de cordas vibrando de uma lira familiar que o despertou de seus devaneios. Ele se virou e olhou para o rosto sensível e sorridente de seu melhor amigo — Kobbi, o músico.

"Que os Deuses te abençoem com grande liberalidade, meu bom amigo", começou Kobbi com uma elaborada saudação. "No entanto, parece que já foram tão generosos contigo que não precisas trabalhar. Eu me alegro contigo em tua boa fortuna. Mais ainda, eu até mesmo dividiria isso contigo. Por favor, do teu bolso, que deve estar abarrotado senão estarias ocupado em tua loja, retira apenas dois humildes shekels e empresta-os para mim até depois do banquete dos nobres esta noite. Não sentirás falta deles antes de serem devolvidos."

"Se eu tivesse dois shekels", respondeu Bansir sombriamente, "eu não poderia emprestá-los a ninguém, nem mesmo a ti, meu melhor amigo; porque eles seriam minha fortuna — toda a minha fortuna. Ninguém empresta toda a sua fortuna, nem mesmo para seu melhor amigo".

"O que", exclamou Kobbi com genuína surpresa, "Tu não tens um shekel em tua bolsa, mas sentas como uma estátua sobre uma mureta! Por que não terminas aquela carruagem? Como mais poderás prover para teu nobre apetite? Esta atitude não se parece com você, meu amigo. Onde está a tua energia interminável? Algo te aflige? Os Deuses te trouxeram problemas?"

"Deve ser um tormento dos Deuses", concordou Bansir. "Começou com um sonho, um sonho sem sentido, no qual eu pensei que era um homem de posses. Do meu cinto pendia uma bolsa elegante, pesada com moedas. Havia shekels que eu lançava com liberdade descuidada aos mendigos; havia peças de prata com as quais eu comprava adornos para minha esposa e tudo o que eu desejava para mim mesmo; havia peças de ouro que me faziam sentir seguro do futuro e sem medo de gastar a prata. Um sentimento glorioso de contentamento estava dentro de mim! Tu não terias me reconhecido como teu amigo trabalhador. Nem terias reconhecido minha esposa, tão livre de rugas era seu rosto e brilhante com felicidade. Ela era novamente a jovem sorridente de nossos primeiros dias de casados."

"Um sonho agradável, de fato", comentou Kobbi, "mas por que sentimentos tão agradáveis como esses te transformaria em uma estátua sombria no muro?"

"De fato! Quando acordei e lembrei-me de quão vazia estava minha bolsa, um sentimento de rebeldia me invadiu. Vamos conversar juntos sobre isso, pois, como dizem os marinheiros, navegamos no mesmo barco, nós dois. Quando éramos jovens, fomos juntos aos sacerdotes para aprender sabedoria. Como jovens, compartilhamos os prazeres um do outro. Como homens crescidos, sempre fomos amigos íntimos. Somos súditos contentes de nosso tipo. Ficamos satisfeitos em trabalhar longas horas e gastar nossos ganhos livremente. Ganhamos muito dinheiro nos anos que se passaram, mas para conhecer as alegrias que vêm da riqueza, temos que sonhar com elas. Bah! Somos mais que ovelhas mudas? Vivemos na cidade mais rica de todo o mundo. Os viajantes dizem que ninguém a iguala em riqueza. Ao nosso redor há muita exibição de riqueza, mas nós mesmos não temos nada disso. Depois de metade de uma vida inteira de trabalho árduo, tu, meu melhor amigo, tens uma bolsa vazia e me dizes: 'Posso pedir emprestado tão pouco como dois shekels até depois do banquete dos nobres esta noite?' Então, o que eu respondo? Digo: 'Aqui está minha bolsa; e seu conteúdo compartilharei com prazer?' Não, admito que minha bolsa esteja tão vazia quanto a tua. O que está acontecendo? Por que não podemos adquirir prata e ouro — mais do que suficiente para comida e roupas?

"Deves considerar também, nossos filhos," Bansir continuou, "eles não estão seguindo os passos de seus pais? Eles e suas famílias, assim como seus filhos e suas famílias, devem passar toda a vida no meio desses tesouros e, ainda assim, serem contentes em banquetear com leite de cabra azedo e mingau, como nós?"

"Nunca, em todos os anos de nossa amizade, tu falaste assim antes, Bansir." Kobbi estava confuso.

"Jamais em todos esses anos eu pensei dessa maneira antes. Desde o amanhecer até a escuridão me parar, eu trabalhei para construir os melhores carros que qualquer homem pudesse fazer, esperando de coração mole que um dia os deuses reconheceriam minhas ações dignas e me concederiam grande prosperidade. Isso eles nunca fizeram. Finalmente, percebo que eles nunca farão isso. Portanto, meu coração está triste. Desejo ser um homem de posses. Desejo possuir terras e gado, ter roupas finas e moedas em minha bolsa. Estou disposto a trabalhar por essas coisas com toda a força em minhas costas, com toda a habilidade em minhas mãos, com toda a astúcia em minha mente, mas desejo que meus trabalhos sejam justamente recompensados. Qual é o problema conosco? Eu te pergunto novamente! Por que não podemos ter nossa justa parcela das coisas boas tão abundantes para aqueles que têm ouro para comprá-las?"

"Gostaria de ter uma resposta!" respondeu Kobbi. "Não estou mais satisfeito do que tu. Meus ganhos com minha lira são rapidamente gastos. Muitas vezes, devo planejar e esquematizar para que minha família não passe fome. Além disso, dentro do meu peito há um desejo profundo por uma lira grande o suficiente para que possa realmente cantar as melodias que surgem em minha mente. Com um instrumento assim, poderia fazer música ainda mais fina do que o rei já ouviu antes."

"Tu deverias ter tal lira. Nenhum homem em toda Babilônia poderia fazê-la cantar mais docemente; poderia fazê-la cantar tão docemente que não apenas o rei, mas os próprios Deuses ficariam encantados. Mas como poderias consegui-la enquanto ambos somos pobres como os escravos do rei? Escuta o sino! Aqui vêm eles." Ele apontou para a longa coluna de carregadores de água meio nus, suando e se esforçando para subir a estreita rua do rio. Cinco homens de largura marchavam, cada um curvado sob uma pesada pele de cabra cheia de água.

"O que os lidera é um homem de aparência nobre", disse Kobbi apontando para o homem que usava o sino e marchava na frente sem carregar uma carga. "É fácil de ver que é um homem proeminente em sua própria terra."

"Há muitas boas figuras na fila," concordou Bansir, "homens tão bons quanto nós. Homens altos e loiros do norte, homens negros e alegres do sul, pequenos homens marrons dos países próximos. Todos marchando vindo do rio em direção aos jardins, para frente e para trás, dia após dia, ano após ano. Nada de felicidade para esperar. Camas de palha para dormir e mingau de grãos duros para comer. Coitados dos brutos, Kobbi!"

"Eu até sinto pena deles, mas você me fez perceber que nós, que nos chamamos de homens livres, não estamos muito melhores."

"Isso é verdade, Kobbi, por mais desagradável que seja essa ideia. Nós não queremos continuar ano após ano vivendo vidas de escravidão. Trabalhando, trabalhando, trabalhando! Sem chegar a lugar nenhum."

"Não poderíamos descobrir como outros adquirem ouro e fazer o mesmo?" perguntou Kobbi.

"Talvez haja algum segredo que possamos aprender se procurarmos aqueles que sabem," respondeu Bansir pensativamente.

"Neste mesmo dia", sugeriu Kobbi, "eu encontrei o nosso velho amigo, Arkad, andando em seu carro dourado. Posso dizer que ele não me olhou com superioridade como muitos de sua posição poderiam achar que têm o direito de fazer. Em vez disso, ele acenou para que todos pudessem ver e mostrou seu sorriso amigável."

"Dizem que ele é o homem mais rico de toda Babilônia", refletiu Bansir.

"Tão rico que se diz que o rei busca sua ajuda em assuntos do tesouro", respondeu Kobbi. "Tão rico", interrompeu Bansir, "que eu temo que se eu o encontrasse no escuro da noite, eu colocaria minhas mãos em sua carteira gorda."

"Besteira", repreendeu Kobbi, "a riqueza de um homem não está na bolsa que ele carrega. Uma bolsa gorda esvazia rapidamente se não houver um fluxo constante de ouro para enchê-la. Arkad tem uma renda que constantemente mantém sua bolsa cheia, não importa o quanto ele gaste."

"Renda, é disso que estou falando", exclamou Bansir. "Eu desejo uma renda que continue fluindo para minha bolsa, quer eu esteja sentado na parede ou viajando para terras distantes. Arkad deve saber como um homem pode criar uma renda para si mesmo. Será que ele poderia explicar isso para uma mente tão lenta quanto a minha?"

"Eu acho que ele ensinou seu conhecimento ao filho dele, Nomasir", respondeu Kobbi. "Ele não foi para Nínive e, segundo dizem no albergue, tornou-se, sem a ajuda de seu pai, um dos homens mais ricos daquela cidade?"

"Kobbi, você traz para mim um pensamento raro", disse Bansir com um novo brilho nos olhos. "Não custa nada pedir um conselho sábio de um bom amigo, e Arkad sempre foi isso. Não importa que nossas bolsas estejam tão vazias quanto o ninho do falcão de um ano atrás. Não deixemos que isso nos detenha. Estamos cansados de estar sem ouro em meio à abundância. Queremos nos tornar homens de recursos. Vamos, vamos até Arkad e perguntar como nós também podemos adquirir rendas para nós mesmos."

"Você está falando com muita inspiração, Bansir. Me fez perceber uma coisa importante: nunca ficamos ricos porque nunca nos esforçamos para isso. Você se dedicou a construir as melhores carruagens de Babilônia e teve sucesso nisso. Eu me dediquei a tocar lira com habilidade e também consegui sucesso nisso."

"Nas coisas para as quais nos dedicamos com afinco, tivemos sucesso. Os deuses estavam satisfeitos em nos deixar seguir assim. Mas agora, finalmente, vemos uma luz brilhante como a do sol nascente. Ela nos chama para aprender mais e assim prosperar mais. Com essa nova compreensão, encontraremos maneiras honradas de alcançar nossos desejos."

"Ótima ideia, Bansir", Kobbi concordou. "Vamos procurar Arkad ainda hoje. E também vamos convidar outros amigos de nossa juventude, que não tiveram mais sucesso que nós, para se juntarem a nós e compartilharem de sua sabedoria."

"Sempre foste assim, cuidadoso com teus amigos, Bansir. É por isso que tens tantos amigos. Será como dizes. Vamos ainda hoje e levá-los conosco."

R$ 9,90

epub

Saiba um pouco mais sobre ePub e como ler este livro no celular, iPad e/ou PC.

Leia a sinopse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário